29 de abril de 2005

Caso do Dubai. O comunicado oficial.

Para que conste. Comunicado oficial das Necessidades, hoje.

Arquive-se.

Comunicado

O Ministério dos Negócios Estrangeiros tem acompanhado muito atentamente, e desde o seu início, a situação do cidadão português Ivo Ferreira, detido no Dubai, acusado de consumo de estupefacientes.

Desde 10 de Abril corrente que, por instruções deste Ministério, o Embaixador de Portugal em Riade tem apoiado, por todos os meios diplomáticos e legais possíveis, o referido cidadão e tem mantido um contacto regular quer com ele quer com as autoridades do Dubai, onde se deslocou propositadamente para o efeito. De assinalar que o detido, a nosso pedido e no âmbito da cooperação europeia, recebe também assistência consular dos nossos parceiros comunitários.

Dada a natureza da legislação daquele país, que penaliza o consumo de estupefacientes, as diligências realizadas ainda não surtiram os efeitos pretendidos.

O Governo mantém toda a sua atenção e determinação no acompanhamento do caso, fazendo uso de todos os meios disponíveis para apoiar aquele nacional tal como o faz com todos os cidadãos portugueses em igual situação.

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, dando sequência a um apelo da família do cidadão Ivo Ferreira só ontem formulado, enviou hoje mesmo um apelo de clemência ao seu homólogo dos Emirados Árabes Unidos.